Como foi o Magusto da Vilarinha 2022

Depois de 2 anos de interregno (à conta daquele vírus que virou a vida de todos de pernas para o ar) a Escola da Vilarinha voltou a realizar aquela que é a sua grande festa: o Magusto da Vilarinha.

Foi precisamente há uma semana que a Vilarinha acolheu todos aqueles que dela fazem parte: professores, auxiliares/funcionários, alunos, encarregados de educação, pais e outros familiares, antigos alunos, enfim… todos aqueles que sabem que “a vilarinha tem um segredo”.

O dia que era de festa arrancou logo de manhãzinha com a “Feira de Sabores de Outono”, com muitas e deliciosas compotas que alunos e professores, uns verdadeiros ases da doçaria, tinham para dar a provar aos pais. Em menos de um ai as compotas voaram da escola para casa.

Após o almoço, as primeiras castanhas assadas chegaram à Escola. Uma a uma, enquanto assistiam ao tradicional saltar da fogueira das professoras, os nossos meninos e meninas iam descascando e apreciando este fruto de Outono.

Nem o Verão de S. Martinho quis faltar e o sol foi abrilhantando este dia 11 de Novembro.

Após a primeira castanhada a diversão continuou: os professores das AEC prepararam vários jogos tradicionais para todos brincarem e se continuarem a divertir.

Entretanto, os pais começavam a chegar à Escola para ajudar na montagem do arraial. Pouco a pouco, começavam a chegar bolos, salgados e muita doçaria caseira, tudo preparada com muito amor pelos pais e familiares nos nossos aluno. Ai!… Que  bem que souberam quando a noite chegou.

A escola ia ficando cada vez mais mágica, preenchida com os odores que emanavam no ar, aconchegada pela boa disposição dos convivas que continuavam a chegar, polvilhada pelos risos sinceros de boa disposição, aquecida por amenas cavaqueiras entre pais, professores e alunos.

Os Bombos do 4º ano deram início ao primeiro momento musical desta festa, seguida por uma bela actuação “a capella” pelos alunos do pré-escolar, após a qual os alunos 1º ciclo se juntaram para entoar mais umas cantigas sobre o o Magusto.  No fim todos entoaram bem alto o hino da Vilarinha. E a festa continuou!!

Era hora de comer e começavam a sair as primeiras sandes de porco no espeto, os míticos cachorros da Vilarinha (de fazer inveja aos da Gazela), o caldo verde, as castanhas assadas, doces e salgados caseiros, enfim… comida não faltou. O que também não faltou a acompanhar as castanhas foi jeropiga.

Com uma dupla de DJ’s a cargo da animação musical, esta noite de S. Martinho durou até tarde num salutar convívio entre todos.

Este dia foi, sem dúvida, um daqueles dias para mais tarde recordar.

Obrigado a todos pelos vossos contributos, participação, espírito de entreajuda e camaradagem (até mesmo entre quem não se conhecia antes) demonstra bem porque é que a “Vilarinha tem um segredo”

Se tiverem mais imagens deste dia partilhem-nas connosco através do endereço de email memoria@apevi.pt

Outras Notícias

NOTÍCIAS

AINDA NÃO É SÓCIO?

10€ / ano*
*independentemente do número de educandos

 Junte-se a esta causa. Pelos seus filhos.

Inscrever / Renovar