A Semana da Alimentação na Vilarinha

A iniciativa Lanchinho Booom
A Escola da Vilarinha participa este ano no Programa Lanchinho Booom, uma iniciativa da Mimosa, que visa promover a pedagogia alimentar, no combate à obesidade infantil e aos maus hábitos alimentares.
Alimentação Saudável, Consumo Consciente e Atividade Física são a base dos Conteúdos pedagógicos e lúdicos, jogos e iniciativas para as crianças do pré-escolar e 1º Ciclo, numa plataforma única que reúne Escolas de todo o país, pais e educadore
Consumo Consciente
Para além de escolher alimentos saudáveis, os alunos da Vilarinha, também aprenderam que o consumo de qualquer alimento deve ser feito de forma consciente, que é tão importante como a qualidade dos alimentos, como a quantidade que devemos ingerir.
Como resultado desta aprendizagem construíram a “Lancheira Saúdavel.
Bar aberto na Pré
No Pré-Escolar também muito se aprendeu sobre a alimentação. Entre outras atividades, os alunos levaram para a Escola frutas e vegetais que, depois de muito bem lavadinhas, descascadas e cortadas, se transformaram em deliciosos sumos. Foi um “bar aberto” de sumos em que as frutas e vegetais foram combinadas de diferentes maneiras dando origem a novos sabores.
Poesia a propósito dos alimentos
O 3ºB pegou nos alimentos e “cozinhou” o seguinte poema colectivo:

Para além do poema colectivo também fizeram poemas individuais. Eis alguns deles:
(carrega no poema para o ampliar)
A Música dos Alimentos
Os alimentos também foram o ponto de partida nas aulas de música. Aqui vos deixamos 2 das músicas mais cantadas esta semana
Mas o grande “hit” da semana foi a canção “Gira a Roda”. De certeza, que os vossos filhos a andaram a trautear aí por casa.
Para quem não sabe toda a música, os alunos do 4ºB espontâneamente dançaram, coreagrafaram e cantaram o “Gira, gira, gira a roda alimentar…”
Jogo da Roda da Alimentação
Para melhor aprender a “Roda da Alimentação” alunos pintaram e jogaram ao jogo da Roda da Alimentação