Há uma nova sala de aulas na Vilarinha mas… esta é uma “sala” diferente que nasceu de 2 objectivos da APEVI:
– alargar a iniciativa da horta, lançada há alguns anos com o pré-escolar, a todas as turmas da Escola,
– e transformar a zona envolvente do recreio Oeste da Escola, que até agora estava sem qualquer tipo de uso e ao qual ninguém tinha acesso, num espaço diferenciado que fizesse parte do quotidiano da Vilarinha.
Pusemos as mãos na terra, limpou-se o terreno, demarcaram-se talhões e colocou-se terra nova de qualidade.
E assim, a Horta da Vilarinha cresceu e, agora, todas as turmas da Escola da Vilarinha têm o seu próprio talhão para nele plantarem o mais gostarem.
Foi também criado um talhão comum com plantas aromáticas: o Cantinho das Aromáticas.
Para iniciar as primeiras plantações a APEVI ofereceu a todas as turmas, do pré-escolar ao 4º ano, um kit composto por sementes e plantas variadas e utensílios de jardinagem.
E os pequenos agricultores da Vilarinha estão a adorar a sua Horta!
Entretanto também já outras pessoas externas à Escola ofereceram mais plantas/hortícolas que já foram transplantadas para horta.
Para potenciar mais ainda este espaço como um local de aprendizagem por excelência pedimos à Câmara Municipal do Porto os troncos provenientes das podas das árvores da cidade.
Com eles, fizemos bancos para que quando o professor quiser ensinar num espaço diferente o possa fazer ali, junto à Horta da Vilarinha.
Esta é a Sala de aulas na Natureza da Vilarinha!
Agradecemos a todos aqueles que nos ajudaram na concretização deste projecto, nomeadamente, à Coordenação da Escola e à Câmara Municipal do Porto, em particular, ao Luís Monteiro e ao Pedro Medeiros, do Centro de Educação para a Sustentabilidade da Quinta do Covelo / Divisão Municipal de Ambiente da CMP.
Alguns momentos da construção
A Sala de Aulas na Natureza e os novos talhões da Horta da Vilarinha
Kits de sementes, plantas e utensílios de jardinagem
Assim se semeou e plantou nos novos talhões da Horta da Vilarinha
E os talhões da pré também têm plantas plantas